Vedantes




A vida do Super Homem – Super Promoção Pepsi

Texto adaptado do blog http://superheroisbr.blogspot.com/pepsi.html
Imagens copiadas do blog acima e do site Mercado Livre

O diretor Richard Donner e o ator Christopher Reeve, fizeram história no cinema encantando o mundo com Superman-O Filme, lançado nos Estados Unidos em dezembro de 1978, até hoje sem dúvidas uma das melhores adaptações das Histórias em Quadrinhos para o cinema!

Em 1979 como preparatório para o lançamento do filme no Brasil, os refrigerantes Pepsi, Guaraná Sielva, Mirinda e Teem .trouxeram em suas tampinhas uma maravilhosa coleção com ilustrações baseadas no filme.

Não mais impressas na parte metálica, as figuras em número de 36, vinham estampadas no vedante (parte plástica interna) das tampinhas.

Vejam algumas delas abaixo:

Esses refrigerantes também distribuíam gratuitamente um álbum com local para colar os vedantes.




Curiosamente Louis Lane nessa coleção, era denominada nos quadrinhos da época, como Miriam Lane.

Apesar de não serem tampinhas, ainda assim são objetos de grande procura pelos colecionadores, os ábuns quando são encontrados, normalmente incompletos, custam uma pequena fortuna.




Você sabe o que é um vedante de garrafa?

Antes de 1891, as tão famosas tampinhas metálicas (tampas coroa) nem existiam. Lá pelos longínquos anos de 1880, as bebidas carbonatadas começaram a ficar super populares nos estabelecimentos, mas era meio complicado levá-las para casa. Geralmente, as garrafas eram seladas – mais ou menos – com rolhas ou tampas de cerâmica, madeira ou metal, mas que não conseguiam segurar o gás carbônico de maneira eficiente – sem gás carbônico, sem bolhas. As rolha metálicas, tampas coroa, ou popularmente conhecida como as "tampinhas de garrafa", é um produto constituído de aço, vernizes e o elemento vedante, com forma específica para o adequado fechamento de garrafas de vidro. São destinadas a indústria de cervejas, refrigerantes, águas minerais, isotônicos, coolers, sucos, bebidas tipo ice e esporadicamente usadas em aguardentes e vinhos.

Atualmente existem dois tipos de rolhas metálicas: a “\u2022 Pry Off” destinadas ao fechamento de garrafas retornáveis. Normalmente possuem o elemento vedante com dois lábios de vedação e a “ \u2022 Twist Off” destinada ao fechamento de garrafas descartáveis. O elemento vedante é monolabial (um único lábio de vedação), usualmente são utilizados em garrafas denominadas one way que possuem em sua terminação (bocal) rosca. Para abrir este tipo de rolha metálica não é necessário abridor de garrafas, elas podem ser retiradas da garrafa com as mãos.

O vedante ou forro (em inglês liner), é o elemento usado na parte interna da tampa para impedir a passagem, de maneira estática ou dinâmica, de líquidos, gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro, sua função principal é vedar garrafas de bebidas carbonatadas ou não carbonatadas, podendo inclusive ser submetido ao processo de pasteurização.

Vários foram os vedantes usados ao longo do tempo:
Disco de cortiça maciça - Foi um produto natural barato que foi usado pela primeira vez como forro para vedar a garrafa. Era bastante bom, mas haviam vazamentos ocasionais. Foram utilizados até aproximadamente 1915.

    

Disco de cortiça aglomerada - Partículas de celulose ou resíduos de cortiça originalmente descartados na fabricação de rolhas maciças tornaram-se um novo recurso quando foram prensados com cola em hastes de cortiça e cortados em discos para substituir os revestimentos de cortiça maciça. Estes foram usados até o final da década de 1950


Discos de cortiça recoberta - são tampas regulares nas quais um disco de material de revestimento é fixado ao disco de cortiça. Esse revestimento foi adicionado para a bebida não fazer contato com o disco de cortiça, impedindo cheiros ou gostos proveniente da cola da fabricação do disco. Dezenas de vários materiais foram usados, tais como: papel, alumínio, estanho, folha, borracha e vinilite, dependendo do tipo de bebida que entraria em contato com o local. Mais comum, o alumínio era geralmente usado para cerveja e refrigerantes ou água com gás. O uso de revestimentos de cortiça foi eliminado no final dos anos 60.

            

Forros de plástico – Vários tipos de revestimento de plástico ou vinil tem sido usados pra substituir o disco de cortiça e atualmente há diversos perfis de vedante disponíveis e sua utilização varia de país para país.

        

    

Plastisol - é um composto feito a partir da mistura de resinas de policloreto de vinila (PVC) com plastificantes, neste composto é possível controlar e determinar as características de fluidez, elasticidade e resistência a rasgo, é indicado para garrafas que possuem grandes variações dimensionais ou irregularidades no bocal de vedação e podem trabalhar com produtos processados a alta temperatura (até 120ºC). Muito usado em tampas de conservas.


Plastisol - Perfil para GPI - 26600 - Pry-off

PVC - É o produto mais utilizado em todo o mundo como vedante de rolhas metálicas, sua composição apresenta cerca de 43% de derivados do petróleo, é indicado para garrafas que possuem uma melhor estabilidade dimensional. Possui alta eficiência de vedação, porém não podem ser utilizados para produtos processados com temperatura acima de 75ºC.


PVC rígido com um lábio de vedação - Perfil para GPI - 26550 - Twist-off


PVC rígido com duplo lábio de vedação - Perfil para GPI - 26600 - Pry-off

PVC Free (PVC Livre) - Não contém PVC em sua composição, tornando-se menos agressivo ao meio ambiente. É também um material de maior dureza que o PVC, é indicado para garrafas que possuem uma melhor estabilidade dimensional, possui alta eficiência de vedação, porém não podem ser utilizados para produtos processados com temperatura acima de 75ºC.

PVC Esponjoso - Tem características semelhantes a do PVC sólido, contudo é composto por um material mais flexível e tem aparência de esponja com várias bolhas daí o nome esponjoso. Perrmite uma melhor conformação com o bocal da garrafa, corrigindo pequenos defeitos ou deformações.

PVC Scavenger (sequestrador ou raptor de oxigênio) - Tem como principal característica, a absorção do oxigênio livre contido dentro da garrafa de cerveja. Através de uma reação química, reduz a reação do oxigênio com a cerveja, conservando seu sabor . É um produto instável que necessita de armazenagem especial, para não perder sua propriedade de absorção, possui alta eficiência de vedação, porém não pode ser utilizado para produtos processados com temperatura acima de 75ºC.

Barrier (vedante “barreira”) - Vedante que impede a entrada de substâncias indesejáveis para o interior da garrafa após o envase e no período de validade do produto. Estas substâncias usualmente são compostos orgânicos voláteis (VOC) ou tricloroanisol (TCA), assim como oxigênio e outras substâncias aromáticas desagradáveis ou potencialmente tóxicas. Possui alta eficiência de vedação, porém não podem ser utilizados para produtos processados com temperatura acima de 75ºC.

3 comentários: